"Intitulamos “droga” qualquer substância e/ou ingrediente utilizado em laboratórios, farmácias, tinturarias, etc.; um pequeno comprimido para aliviar uma dor de cabeça ou até mesmo uma inflamação, é uma droga. Contudo, o termo é comumente empregado a produtos alucinógenos ou qualquer outra substância tóxica que leva à dependência como o cigarro e o álcool, que por sua vez têm sido sinônimo de entorpecente.
As drogas psicoativas são substâncias naturais ou sintéticas que ao serem penetradas no organismo humano, independente da forma (ingerida, injetada, inalada ou absorvida pela pele), entram na corrente sanguínea e atingem o cérebro, alterando todo seu equilíbrio, podendo levar o usuário a reações agressivas." fonte: Blog-Brasil Escola
exemplos de drogas :
Álcool
Apesar do álcool possuir grande aceitação social e seu consumo ser estimulado pela saciedade , ele é uma droga q atua no sistema nervoso central ,podendo causar dependência e mudança no comportamento .
Quando consumido em excesso , o álcool é visto como um problema de saúde , já que esse excesso pode estar ligado a acidentes de trânsito , violência e alcoolismo . Uma pessoa q consome álcool toda semana ,ex:todo domingo . é considerado um alcoólatra , pois o álcool leva 8 dias pra sair do organismo .
Cocaína
Atuando no sistema nervoso central , a cocaína provoca euforia , bem estar , sociabilidade . Pelo fato de quem nem sempre as pessoas conseguem ter tais sensações naturalmente , e de forma intensa , uma pessoa que se permite utilizar esta substancia tente q querer usar novamente , e mais uma vez , e assim sucessivamente .
O coração tente acelerar , a pressão aumenta e a pupila se dilata . O consumo de oxigênio aumenta , mais a capacidade de captá-lo , diminui . Esse fator , juntamente as com arritmias que a substancia provoca , deixa o usuário pré - disposto a infartos . O uso frequente também provoca dores musculares , náuseas calafrios e perda de apetite.
Crack
Cerca de cinco vezes mais potente q a cocaína , sendo também relativamente mais barata e acessível que outras drogas , o crack tem sido cada vez mais utilizado , e não somente por pessoas de baixo poder , e carcerários , como há alguns anos . ele está hoje, presente em todas as classes sociais e em diversas cidades do país . Assustadoramente , cerca de 600.000 pessoas são dependentes , somente no Brasil.
Neurônios vão sendo destruídos , e a memoria concentração e autocontrole são nitidamente prejudicados . Cerca de 30% dos usuários perdem a vida em um prazo de 5 anos , ou pela droga em si ou em consequências de seu uso (suicídio , envolvimento em brigas , "prestação de contas " com traficantes , comportamento de risco em busca da droga , comu prostituição ). Quanto a este ultimo exemplo , tal comportamento aumenta os riscos de ser contrair a AIDS e outras DSTs e , como o sistema imunológico dos dependentes se encontra cada vez mais debilitado, as consequências são preocupantes .
Superar o vicio não é fácil e requer , além de ajuda proficional , muita força de vontade por parte da pessoa , e apoio da família . Há pacientes que ficam internados por muitos meses , mas conseguem se livrar dessa situação .
"Planta herbácea de clima quente e úmido, originária da Índia, a maconha (Cannabis sativa) pertence à família Moraceae e pode atingir até 5 metros de altura. Possui folhas digitadas e flores pequenas, amarelas e sem perfume. É uma planta dioica que apresenta talos com flores femininas e talos com flores masculinas. O fato de a planta possuir talos com flores diferentes influencia na colheita, pois as flores masculinas endurecem mais rápido, morrendo após a floração, enquanto que as inflorescências femininas permanecem com uma cor verde-escura até um mês após a floração, quando as sementes amadurecem. Quando não ocorre fecundação das flores femininas, elas excretam grandes quantidades de resina pegajosa composta por dezenas de substâncias diferentes. O fruto da maconha é amarelo-esverdeado, pequeno, ovalado e contém uma substância ácida que serve de alimento para algumas espécies de aves.
Os primeiros relatos dessa erva no Brasil datam do século XVIII quando era usada para a produção de fibras chamadas de cânhamos. Tais fibras eram obtidas por meio de vários processos, incluindo desfolhamento, secagem, esmagamento e agitação que separam as fibras da madeira. Essas fibras fortes e duráveis foram usadas como velas de navios por séculos e até hoje são utilizadas em cordas, cabos, esponjas, tecidos e fios. As sementes com muitas proteínas e carboidratos são utilizadas na alimentação de pássaros domésticos, e em cereais e granolas. Do óleo extraído das sementes fazem-se tintas, vernizes, sabões e óleo comestível. " fonte: Blog - Brasil Escola
-Lucas
-Lucas
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluireu e a camila lemos e adoramos
ResponderExcluir-raissa